Wildlife Photographer of the Year: um português (e um hipopótamo) entre os melhores do ano

Posted on : 02 Sep 2020

Em 2019, o Wildlife Photographer of the Year já nos tinha dado momentos únicos, como a batalha de dois ratinhos no Metro de Londres ou a foto vencedora da competição, o encontro dramático entre uma marmota e uma raposa

Este ano, a competição, uma importante vitrina do Museu de História Natural de Londres, já começou a destacar algumas das melhores imagens apuradas para a sua 56ª edição — sendo que a inauguração da exposição está marcada para 16 de Outubro.

A competição atraiu mais de 49 mil inscrições de fotógrafos profissionais e amadores provenientes de 86 países. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia virtual que será transmitida directamente do museu londrino na noite de terça-feira, dia 13 de Outubro. E já há datas para as inscrições para o concurso 2021: de 19 de Outubro a 10 de Dezembro de 2020.

Entre as fotografias pré-seleccionadas para a presente edição encontra-se uma do português José Fragozo, que captou o momento em que um hipopótamo emerge de uma piscina de lama para respirar. Durante vários anos, José Fragozo, colaborador regular da National Geographic, dedica-se a observar hipopótamos na Reserva Nacional Maasai Mara no Quénia — nesta imagem vemos um remanescente do Rio Mara afectado pela seca. "Os hipopótamos passam o dia submersos para manter a temperatura constante e a pele sensível longe do sol, e à noite emergem para pastar nas várzeas. Em toda a sua distribuição na África Subsaariana, os hipopótamos são vulneráveis ​​aos efeitos combinados do aumento da extracção de água e das mudanças climáticas", lê-se na descrição da fotografia.

Credit

Publico
Share on